Meditação da manhã, da tarde e da noite.

Por Equipe Festival Camomila

Se você chegou a esse texto é porque de alguma forma, em algum lugar da sua mente, você sabe que tirar um tempo para respirar é importante, né?

 

Boa parte de nós tem hora pra tudo: comer, cuidar da higiene pessoal e da casa, se exercitar, trabalhar, dormir… Por que então, para a grande maioria, não há um momento diário onde simplesmente esvaziamos a cabeça e nos concentramos num desejo de plenitude interior?

 

É comum que na correria dos dias – que geralmente giram em torno da agenda profissional – a gente perca o contato com o nosso bem mais precioso: nós mesmos. O sistema de funcionamento do mundo dita o ritmo da vida desde cedo. Os prazos são para ontem, os boletos bancários vencem em breve e você, quase sem perceber, nunca está aqui, agora, no presente.

 

Quantas vezes você teve a sensação de que parar por alguns instantes e respirar fundo é um luxo? Ou pior: que meditar, em qualquer horário do seu dia, é ser improdutivo?! Se isso já lhe ocorreu em algum momento (até mesmo enquanto lia esse artigo) é um sinal de que você precisa ser mais gentil e generoso consigo!

 

Vamos falar sobre isso?

 

Especialistas afirmam que a prática meditativa reduz o estresse, ajuda no condicionamento físico e é um ótimo exercício para o cérebro. Meditação é sobre constância e não necessariamente sobre a duração da atividade, então em poucos minutos diários de dedicação, já é possível perceber em si um estado diferente de calma, atenção e plenitude – tudo o que você precisa para ter um dia melhor e, naturalmente, mais produtivo. 

 

Ao contrário do que muitos pensam, meditar não é só esvaziar a cabeça de todos os pensamentos. Existem diversos tipos de meditação com propósitos diferentes (e você pode conhecê-las clicando aqui), mas todas elas têm algo em comum: tornar a mente um lugar saudável e acolhedor para quem a habita 24 horas por dia – você.

 

Se nesse momento você já se convenceu de que tirar um tempo para si e respirar fundo é um investimento, separamos dicas valiosas que vão impulsionar a sua experiência com a meditação:

 

Desconecte-se de preocupações e do celular!

Independente de quantos minutos você tenha, é importante começar o processo de meditação desligando os ruídos e os aparelhos que possam lhe tirar a tranquilidade. Você só tem 5 minutos para isso? Perfeito! Então coloca o celular no modo avião e ajuste um alarme que lhe garanta usar somente esse tempo.

 

Escolha um lugar massa!

O seu espaço meditativo também é fundamental nesse início, até porque, é impossível estar plena se ao seu redor está tudo caótico, né? Lugares arejados onde você possa se sentar confortavelmente no chão ou numa boa cadeira ajudam bastante!

 

Use roupas leves!

Essa dica parece boba e repetitiva, mas tem muito valor. Um elástico que te aperta pode perturbar facilmente sua concentração. Escolha sempre roupas folgadas que lhe façam sentir bem!

 

Medite só, mas medite junto!

Saber que existem outras pessoas percorrendo o mesmo percurso que você torna tudo mais leve. Existem aplicativos de meditação guiada que lhe ajudam a manter uma frequência confortável e saudável para sua meditação. Você pode usar o Sattva, o 5 Minutos, Insight Timer, o Medite.se e vários outros. Escolha a interface mais agradável e medite só, mas junto!

 

Cuidar de si não é um luxo, seja gentil com o seu bem mais precioso. Permita-se!