Grupo Retrovisor se reúne, após 14 anos, em lançamento pela Pólen Aceleradora

Por Festival Camomila

O Single “Mordaz”, que será lançado nesta sexta-feira (04) é o primeiro lançamento em 14 anos de um potente coletivo de cantores e compositores potiguares  – Ângela Castro, Khrystal, Luís Gadelha, Simona Talma e Valéria Oliveira –  que se reuniram, em 2006, para revolucionar uma cena e revolucionaram. Durante esse tempo cada um seguiu sua carreira, mas o projeto nunca deixou de acontecer, já que esses cinco artistas mantiveram interação e uma amizade muito forte. A convite da Pólen Aceleradora eles estão produzindo o EP “Pra Onde Vai a Música?”, que será lançado no mês de janeiro, mais uma vez questionando como a música chega às pessoas e unindo suas forças pra falar sobre igualdade e tolerância.

O Retrovisor nasceu como forma de ocupar espaços na cidade de Natal com música autoral e questionou: pra que serve a música? Mordaz foi o grito de empoderamento das “minorias” que esse grupo representa, que surgiu num tempo em que nem existia a palavra EMPODERAR, e ecoa até hoje.

Valéria Oliveira fala sobre o reencontro: “Foi instigante e motivo de muita alegria pra mim. A iniciativa é incrível, dá visibilidade especial ao trabalho criativo feminino e a coletivos. Acho que Camila Pedrassoli, que acompanhou o nascimento do Retrovisor, foi muito sensível ao perceber que já havia um movimento espontâneo e mais intenso da gente, integrantes do coletivo, no âmbito da composição e das interações virtuais desde o início do isolamento social. A sensação que deu era que esse reencontro estava pra acontecer e faltava apenas um empurrãozinho, alguém que estimulasse e desse um certo direcionamento às coisas.” Khrystal ressalta a alegria de estar junto novamente com os parceiros de música: “Quando Camila fez o convite, fiquei muito feliz com a possibilidade de me reconectar com meus parceiros e lançar coisas novas enquanto coletivo, já que nossa parceira sempre seguiu ativa nos trabalhos individuais. Tantos anos depois, me chegou como um presente que solidifica ainda mais nosso trabalho de compositores.” Simona também está feliz com o retorno: “Foi totalmente surpreendente o convite da Pólen. Deu uma felicidade pensar na possibilidade de criar juntos novamente, deu um colorido a esses dias cinzas.”

O EP traz uma releitura da música “Mordaz”, além de três canções inéditas, compostas especialmente para este trabalho. Luiz Gadelha fala sobre o single e sobre o processo de elaboração do disco: “Mordaz é uma composição de 2004 que compus para Simona cantar e o Retrovisor abraçou como uma canção para cinco vozes, cinco intérpretes. Essa canção está no DNA do Retrovisor. Para esta nova versão Khrystal gravou uma guia em casa, voz  e violão, eu me inspirei com um beat feito no Ableton Live pus uns rifes de piano e um baixo e todo mundo adorou! Um arranjo simples, mas que agradou a todos, afinal o destaque dessa música são as nossas vozes e aí Eduardo Pinheiro, que foi nosso técnico de P.A há 13 anos, deu seu toque mágico na mixagem e masterização.  As outras canções estão bem pinceladas por cada um de nós, versos, melodias e arranjos, cada um contribuiu com um pouco.”

Ângela Castro fala sobre o processo de gravação: “As composições do EP foram feitas de forma coletiva, através de muitas mensagens e áudios via WhatsApp, unindo ideias de cada um. Os violões foram gravados por Valéria e Khrystal e as bases e baixo feitos por Luiz, em seus home-estúdios. Para gravar as vozes nos encontramos no Estúdio Megafone com Eduardo Pinheiro. Contamos também com o olhar poético e sensibilidade das artistas Rita Machado na edição do vídeo e que também assina, junto à Priscilla Vilela, o roteiro e direção, e Mylena Sousa na captação de imagens e fotos.”

 A expectativa para o lançamento do EP é a melhor possível: “Muita expectativa de que as pessoas que curtiram o “Retrovisor” na época, 2006/2007, sintam essa nostalgia deliciosa de nossas vozes e expressões 14 anos depois. E que quem não conhece possa conferir como foi esse nosso projeto numa época tão diferente musicalmente em Natal”, destaca Gadelha. “Os fãs do projeto sempre pediam novidades. A pólen chegou numa hora muito boa de matar saudade de quem acompanha nossa caminhada juntos”, completa Khrystal.

SERVIÇO

Pólen Aceleradora

Grupo Retrovisor – “Mordaz”

Pré – Save: https://ps.onerpm.com/mordaz