EP “Perdendo O Juízo”, Primeiro Trabalho Solo de Juliana Linhares” será lançado pela Pólen Aceleradora

Por Festival Camomila

Vocalista da banda Pietá, e integrante do Iara Ira,  Juliana Linhares faz sua estreia solo. A artista potiguar se prepara para lançar o EP “Perdendo o Juízo” pela Pólen Aceleradora, da Guria Produtora, com produção musical da cantora baiana Josyara. No primeiro single, que estará disponível em todas as plataformas digitais no próximo dia 04, Juliana apresenta parceria inédita com a cantora, compositora e atriz Julia Branco, que teve seu 1o álbum apontado por Folha e Estadão como um dos melhores do ano. MPB de abordagem pop, encontro do RN, MG e BA numa só música.  

Juliana falou sobre o processo de composição solo: “Depois de anos trabalhando na música como intérprete, em projetos como Pietá e Iara Ira, ambos com discos lançados, comecei a sentir uma necessidade grande de fazer canções, de me experimentar no lugar de compositora. O fato de conviver com compositores muito aplaudidos adiava minha coragem, mas na quarentena entendi a importância de tentar. Era uma solidão enorme e precisei demais de mim, de mim com saúde, com desejo. Comecei a arranhar um violão, a guardar gravações e apostar nos meus improvisos, e de repente senti um baque no coração: “preciso fazer um disco meu. Agora”. E fui tentando. Era tipo uma salvação dos dias, um amparo, uma ajuda pra levantar. Fui catando parcerias, abrindo coisas antigas e me animei.”

A Pólen Aceleradora – selo musical da Guria Produtora que objetiva levar a música realizada e produzida por mulheres a novos horizontes – chegou como uma nova oportunidade e um desafio para Juliana: “Um dia, Camila Pedrassoli me ligou falando sobre a iniciativa da Aceleradora e me fez o convite para participar do lançamento. Achei incrível, sou fã de todos que tão juntos, estar perto de uma produção de Natal, empregando mulheres, ainda mais em 2020? Eu sou dada a aventuras e resolvi aceitar, mesmo achando uma loucura fazer um EP do zero e rápido demais e lançar antes do disco que estou criando. Era dar um arrodeio no caminho do que estava fazendo e brincar com outra proposta, lidar com inseguranças, com aprendizados diários e com o exercício da liberdade de deixar as coisas irem simplesmente. É meu primeiro lançamento encarando meu nome, eu que gosto de andar com galeras, grupos, bandas. Ai que nervoso!”

Para este novo processo Juliana buscou parcerias com artistas que admira: “Na gestação acelerada, dei um passo e montei a equipe! Josyara é minha amiga e vínhamos há tempos trocando sobre produção musical. Josy mergulhou nas produções durante a quarentena e na hora que Camila falou sobre o projeto impulsionar mulheres, pensei nela na hora. Baiana quente, também é aberta ao mar das novidades e se entregou como ninguém em sua primeira produção musical. Experimentamos sonoridades, misturamos beats e violões, ajustamos referências e eu sou só honra e gratidão, Josyara é uma artista que admiro fortemente. Percebi que queria um EP alegre, que trouxesse um brilho de final de ano depois de tudo que passamos, queria vibrar este ciclo tão pesado trazendo calor e carinho para as pessoas, brindando a loucura que é estarmos vivas. Respirar, mexer, jogar fora.”

O EP, que será lançado no próximo dia 11, contará com três canções inéditas que apontam com humor o desejo de ver a vida mais leve: “Perdendo o Juízo”, “Ouça Você” e “Maldita”, uma parceria de Juliana com Júlia Branco,  outra com Josyara, e uma solo.  “Encontrei em Júlia uma irmandade, um amor torcida, uma alegria deliciosa. Eu e Ju começamos a trocar saberes em aulas online até que um dia eu comentei sobre ter que arrancar os quatro sisos de uma vez. Ela me perguntou “por que?”, e eu respondi que precisava abrir uns espaços. Rimos da coincidência de dentes com a vida e desse papo surgiu Perdendo o Juízo, música que será lançada como single e que também dá nome ao EP. E esse título resume um pouco do que eu sou nesse ano, do que eu vivi pra conseguir produzir tudo isso, a saúde sambando e o Brasil escorrendo das nossas mãos.” A gravação do EP foi feita em home studio: “Assim que o projeto todo se confirmou, fui pra casa de Josy e começamos o processo, entre comidas, risadas e conversas maravilhosas. À distância juntamos parceiros diversos, como Bruno Marques, Rodrigo Garcia, Cris Botarelli, Lívia Mattos, especialíssima, que toca sanfona em uma das faixas. Júlia e Josy toparam cantar e isso foi um presente além de tudo. 

Além do single e do EP, o novo trabalho também será lançado em vídeo dentro do projeto Ação Camomila: “Para a equipe de vídeo convidei duas amigas que tem os corações escancarados de paixão por realizar e com quem eu queria muito trabalhar: Larinha Dantas e Mylena Sousa. Elas se desdobraram em todas as partes possíveis e juntas levantamos o material audiovisual que será exibido no Festival. Estamos em fase de finalização e cada encontro de Zoom é aquele misto de loucura, ansiedade e saudade e orgulho e amor. Eduardo Pinheiro chegou junto demais na mix e na master, criando formas novas à distância com tanto carinho e cuidado.”

Juliana finaliza falando da expectativa para o lançamento: “Agora estamos unindo assessorias junto a toda a mulherada da Guria Produtora pra parir essa parada pro mundo. Agradeço demais à Juliana Furtado e à Camila, à Tailla Jorge, que fez make nas fotos, à Lucas Canavarro que fez o projeto gráfico das capas, à Rapport pela parceria. Esse negócio de “solo” não existe, existe é a Pólen e esse bando de mulher querendo ocupar seus espaços na música. Que poderoso ser parte. Nem sei. Vem aí e eu não durmo mais.”

Sobre Juliana Linhares:

Juliana Linhares é diretora, atriz e cantora. Vocalista da banda Pietá e do projeto Iara Ira, com os quais lançou 3 discos. Já esteve ao lado de nomes como Chico César, Larissa Luz, Khrystal, tendo passado por diversos palcos do Brasil. Trabalhou ao lado de João Falcão e Duda Maia e se prepara agora para o lançamento do EP Perdendo o Juízo pela Pólen Aceleradora, da Guria Produtora, com produção musical da cantora baiana Josyara. Seu primeiro disco de carreira solo será lançado em 2021 e conta com parcerias com Chico César e Zeca Baleiro.

SERVIÇO

Pólen Aceleradora

JULIANA LINHARES – “Perdendo o Juízo”

Clique aqui e ouça agora

Ouça também o Podcast Camomila #1 com Juliana Linhares, Josyara, Mylena Sousa, Julia Branco e Larinha Dantas falando sobre o processo de composição do EP perdendo o juízo

Clique aqui e ouça o Podcast