YOGA SEM TAPETE: como começar?

Por Equipe Festival Camomila
yoga

O que é necessário ter em mãos para embarcar em um começo?

“De que começo estamos falando?”


Aposto que essas provavelmente foi a resposta que apareceu quase que de bate-e-pronto na sua cabeça. Acertei?! 


Começos são assim: fazem surgir muito mais questionamentos do que certezas.


Começar algo é sempre pisar em um território desconhecido, é pisar num novo lugar. Começar ou recomeçar algo é lidar com a novidade, mesmo que você já tenha estado ali algumas vezes. Até porquê, se você não é o mesmo de 10 segundos atrás, aquele algo pode ser novidade, de novo, também.


A filosofia Yogui responde para nós quais os poucos elementos necessários para embarcar em uma nova jornada: de um desejo aceso no peito, os pés bem fincados no momento presente e nenhum julgamento sobre si mesmo. E é justamente sobre a trajetória de autoconhecimento através da prática de Yoga que falaremos aqui hoje. 


Esse é o seu novo começo!


A grande beleza da prática de Yoga é a forma como ela se incorpora naturalmente no nosso cotidiano como estilo de vida. Aos poucos é possível perceber nitidamente como mover o corpo é mover a mente e como é possível desenvolver uma rotina de exercícios sem precisar sair de casa ou gastar muito, afinal, a simplicidade e o consumo consciente são pontos chave dessa filosofia. 


É muito comum que o nosso subconsciente procure o caminho da procrastinação antes de se acostumar com o tempo que investimos para o autocuidado e é de suma importância que você não se julgue por isso. Aceitar suas emoções e como elas se apresentam também faz parte desse processo. 


Sabendo disso, aqui vão algumas dicas práticas do que você pode fazer – tendo conhecimento das suas próprias limitações – para criar um ambiente gentil e acolhedor nesse momento inicial:


Monte um espaço seguro!

Encontre dentro de casa um lugar arejado, plano, confortável e que também lhe remeta a bons momentos ou boas sensações. Há um espaço aberto ou um quintal? Ótimo! Limpe-o com afeto e carinho e esse será seu ponto de partida. Se quiser, pode decorá-lo com imagens que lhe remetem à um estado pleno e de paz interior. Siga a sua intuição!


Separe seu tempo!

Encontre uma brecha no dia para se dedicar. Podem ser 5 minutos ou 2 horas, mas o compromisso que você firma consigo é fundamental para que você permaneça com um estímulo ativo e insira a prática no dia-a-dia.


Reinvente o que já possui!

Tudo o que você precisa para realmente se engajar na atividade pode ser facilmente encontrado no seu guarda-roupas: vestimentas leves, uma toalha de banho para servir de tapete e uma toalha de rosto para secar o suor (confie em mim, você vai precisar!). Não se preocupe com o estilo do que você veste ou com ter um “tapete” bonito. No fim das contas, o que determina a sua assiduidade na prática é como você se sente por dentro, não o que mostra por fora!


Encontre uma Yoga que te faça feliz!

Existem diversos tipos de Yoga e cada uma pode lhe contemplar de maneira certeira, basta que você as conheça e escolha qual representa melhor as suas necessidades do momento. Separamos aqui um artigo do Yogui.co com explicações sucintas sobre cada tipo de Yoga e como elas lhe afetam positivamente!


Faça sozinho, mas acompanhado!

A Yoga proporciona independência para quem pratica, mas todos nós precisamos de uma ajudinha para aperfeiçoarmos as posturas e a técnica – principalmente no começo. No Youtube é possível encontrar canais com séries de vídeos feitos especialmente para acolher quem está começando. Aqui vão alguns links:


Agora é com você. O primeiro passo é todo seu!