A arte do cuidado através das cores – por Nathaly Phillips
Por Equipe Festival CamomilaPara abrilhantar ainda mais a coluna dessa semana, convidamos a enfermeira e terapeuta complementar Nathaly Phillips, que nos fala, através da sua imensa sensibilidade, um pouco mais da cromoterapia e da arte de cuidar do outro. Permita-se conhecer um pouco mais dessa forma de cura experienciada por Nathaly através de suas palavras:
O cuidado como arte pode ser visto de várias maneiras.
O cuidado pode ser mútuo, coletivo ou individual. Pode ser a distância, pode ser direto ou indireto, preto e branco ou colorido, pode ser pensado e pode ser sentido, pode doer ou aliviar a dor, pode ser doce ou provocar amargor… Mas o mais importante do cuidado, é fazer com amor!
A arte do cuidado é intrínseca a todos os seres humano e animais, tem a ver com instinto de preservação da espécie. Todas as ações que promovem o conforto e a proteção, tem relação com o cuidado.
Desde cedo despertei interesse pelo cuidado, cuidei e fui cuidada, busquei como profissão a arte mais clássica do cuidado, A Enfermagem. Linda profissão, essencialmente reconhecida nos serviços de saúde, mas o cuidado que eu buscava ia além do corpo físico, de aplicar uma injeção, de fazer um curativo, o cuidado que eu buscava, estava no âmbito da alma, base única de todas as dores.
Comecei a perceber que um toque com amor, um olhar carinhoso, que palavras doces e escuta sem julgamento também curavam. Então ali havia um mistério, um segredo, algo que olhos do corpo não veem: afinal, o que é doença? quando ela acontece? quem ela pode afetar? Por que o mesmo vírus, bactéria, etc, acometem a uns e a outros não?
Comecei a compreender que as doenças surgem na alma, assim como os milenares do oriente já compreendiam, que cada ser manifesta a sua dor de maneira individual e única.
Então assim como Florence, a dama da lâmpada que saía na madrugada com sua lamparina cuidando daqueles soldados e preservando suas vidas com uma simples lavagem de mãos (que hoje é um habito de saúde pública) fui buscar um cuidado simples mas que transcendesse o corpo – mata borrão da alma – atingindo o espirito, de onde todos os corpos tornam-se suscetíveis através dos traumas, frustrações e medos.
Um dia, olhando o céu escuro que preparava a chuva, observei que do lado oposto surgia um lindo arco-íris que brilhava e coloria aquele dia e que anunciava os raios do sol, descortinando as nuvens. Percebi o quanto a natureza é perfeita e que nela pode estar a cura de tudo.
Não por acaso me tornei terapeuta das cores. A primeira vez que ouvi falar na cromoterapia me apaixonei e entendi que somos todos um: terra, água fogo, ar, sol. Do quantum de luz de um átomo à matéria densa de uma rocha, somos todos energia e vibramos na frequência do que sentimos, pensamos e como luzes que somos, nos refazemos nas cores que colorem a mais bela flor, o mais belo pássaro, a mais linda borboleta.
Como fractal da fonte criadora podemos nos curar na natureza – assim como o homem mais primitivo, nos primórdios desse mundo.
A cromoterapia é a arte de cuidado em cores, é uma ciência que restabelece o corpo, harmoniza as emoções, suaviza a alma, alivia as dores, organiza a mente e acima de tudo faz vibrar na mais alta frequência todos os potenciais de bem estar, trazendo paz e equilíbrio a todos os seres:
O Azul claro promove paz, harmonia e tranquilidade;
O azul escuro traz clareza e consciência elevada;
O violeta eleva o espírito e lhe coloca próximo a divindade;
O rosa lhe aproxima do amor fraterno e incondicional;
O laranja te coloca em pé e dar alegria e energia para o trabalho;
O amarelo te dar o poder da ação e a criação;
O verde é puro equilíbrio e cura;
O vermelho é a concretude da sua estadia nesse plano e a procriação;
O Branco e prata é a cor da paz infinita;
O preto é a cor da proteção e do poder de cada um.
Você pode usar o poder das cores como fonte de vida e equilíbrio de diversas formas. Através da água solarizada, dos alimentos, dos óleos essenciais, das luzes, do próprio sol, fonte primária de todas as cores, através de florais e outros métodos, basta permitir-se!
Para conhecer mais sobre as cores e sobre a arte do cuidado: @nathaly_phillips.
Namastê!